Bloco de vereadores “Esperando o metrô” pressiona criação da linha 2
Para o co-vereador, a situação do transporte público do Barreiro é precária
Morador do Barreiro há mais de 50 anos, o co-vereador André Xavier criou, na Câmara de Belo Horizonte, o bloco “Esperando o metrô” como forma de criticar a demora na criação da Linha 2. Xavier pertence ao Grupo Coletiva do PT, encabeçado pelo vereador Pedro Patrus (PT), que assumiu o lugar da ex-lider do grupo, a vereadora Sônia Lansky (PT), que renunciou ao cargo em março.
“Já fomos a Brasília, fizemos audiências, comissões e temos prestado todo o apoio aos metroviários de BH”, conta. Apesar de reconhecer que o transporte público da capital já melhorou bastante, na opinião de Xavier (PT), a situação do Barreiro ainda é precária, porque o número de linhas de ônibus destinadas à região é insuficiente.
Xavier também não acredita que o repasse da multa aplicada pelo governo à FCA para a construção da linha do metrô permanecerá no Tesouro Nacional. “A quantidade mais expressiva da arrecadação virá da antecipação das renovações das outorgas de uso das ferrovias, não virá dos recursos da multa”, afirmou.