A obra irá aliviar o grande fluxo de tráfego de caminhões no atual anel rodoviário que causa muitas tragédias todos os anos
A construção do rodoanel é outro projeto para melhorar o deslocamento dos moradores do Barreiro para as demais regiões de Belo Horizonte. As obras estão previstas para começar em março de 2023 com uma nova via de 100 Km de extensão e quatro alças, terminando no entroncamento entre as BRs-381, 040 e 262. A obra aliviará o fluxo intenso de carros no Anel Rodoviário em que ocorrem muitas mortes anualmente.
O consultor em tecnologia de tráfego, Arthur Fernando Santos Vieira, explica que o anel não foi construído para o trânsito urbano, mas com o crescimento da capital, os dois tipos de circulação de veículos acabaram se misturando, devido à ocupação desordenada nas margens dessa via, aumentando o risco de atropelamentos e acidentes. “O anel é uma via projetada para alto desempenho e velocidade (sem semáforos e sem cruzamentos em nível), ou seja, não favorece quem precisa se deslocar rapidamente e dificulta o trânsito urbano,” avalia.
O novo contorno viário prevê a ligação de alguns dos principais polos econômicos do Estado. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) espera atender 5 milhões de habitantes de 15 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto ainda está em fase de consulta pública e prevê que a Alça Norte terá 43,9 km de extensão, ligando a BR-381, na saída para Governador Valadares, à LMG-806, em Ribeirão das Neves. Já, a Alça Oeste conectará a LMG-806 à BR-381, na saída para São Paulo, contando com 25,8 km de extensão. A Alça Sudoeste, por sua vez, unirá a BR-381, na saída para São Paulo, à MG-040, na região próxima de Ibirité, com 13,28 km. Por fim, a Alça Sul, com 17 km de extensão, ligará a MG-040, na região de Ibirité, à BR-040, na saída para o Rio de Janeiro.
O taxista Nardiello Freitas acredita que o projeto facilitará muito o fluxo para o Barreiro. “Obrigatoriamente, a gente tem de passar pelo Anel para chegar ao Barreiro. E, no Anel, o fluxo é sempre muito intenso. Com a construção do Rodoanel, uma viagem, que costuma levar 45 minutos, poderá ser feita em 25, 30 minutos”, afirma.