No mundo da literatura com Ana Clara Parreiras do @cacaleitura
Classificação das estrelas:
⭐️ – Ruim!
⭐️⭐️ – Razoável!
⭐️⭐️⭐️ – Bom!
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Muito bom!
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️- Excelente!
JOGOS VORAZES
AUTORA: SUZANNE COLLINS
NOTA: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️, 5
Jogos Vorazes é metáfora para descobertas da Juventude
Crédito foto: Reprodução do livro Jogos Vorazes
É quase impossível alguém nunca ter ouvido nada sobre “Jogos Vorazes”, best-seller que inaugurou uma trilogia que também foi sucesso nos cinemas de todo o mundo. Se você é um leitor que gosta de drama, romance e ação; prepare-se! Este livro vai muito além disso !
Quem ainda não leu, está perdendo a chance de aprender ensinamentos atemporais como a presença existencial da dor e a necessidade de enfrentar perdas. A obra também nos ajuda a refletir como lutar para sobreviver com dignidade e, sobretudo, incentiva a ter a coragem de viver os grandes amores.
Escrito por Suzanne Collins, Jogos Vorazes é um daqueles livros que parece ser só um passatempo, mas que mantém os leitores presos da primeira à última página. Com seus personagens extremamente simbólicos e completos, a obra é um livro fora da caixinha!
Jogos Vorazes retrata os conflitos de “Panem”, país que substituiu os Estados Unidos e que é formado por 13 distritos dominados pelo ditador Coriolanus Snow, que vive na Capital, centro político e econômico do país. Em uma narrativa tão forte, real e fluída, Suzanne Collins convida os leitores a questionar suas batalhas do dia a dia e a identificar as marcas inesquecíveis que cada pessoa carrega em si.
Misturando elementos do Império Romano, como as lutas dos gladiadores nos coliseus, a temas da contemporaneidade com os reality shows; a história conta a vida de jovens dos 13 distritos que, ao completarem 18 anos, eram sorteados para participar de um jogo mortal transmitido 24 horas por dia pela televisão para a população. Casa distrito devia enviar dois participantes obrigados a lutar até a morte com os concorrentes, inclusive os que moravam na mesma região que eles,
Representantes do Distrito 12, um dos mais pobres, os protagonistas Katniss e Peeta, aparentemente, não estão entre os favoritos. Mas ao longo da narrativa é impossível não se perguntar até onde os dois irão para sobreviver? E o que você, leitor, faria se estivesse no lugar deles? Incrível, emocionante, eletrizante. Quem já leu, sabe do que estou falando – Jogos Vorazes é uma leitura que marca, emociona e impacta. Se ainda não leu, precisa conhecer essa história e esses personagens!
CURIOSIDADE: Para escrever a trilogia a autora se inspirou em cenas da guerra no Iraque que foram transmitidas pela TV em tempo real e em reality shows.