PROFESSOR ACREDITA QUE APÓS PANDEMIA, ENSINO REMOTO ACABARÁ
Boa parte dos alunos reclama dessa modalidade de aulas
De acordo com Joubert Bastos, professor de Matemática do Grupo Preparatório Pré-Enem (Grufaje), a falta de foco dos estudantes é um problema que se agravou bastante no ensino remoto. O docente relata que muitos de seus alunos têm deixado de participar das aulas. Ele explica que cada um dos estudantes apresenta motivos distintos para não participar. “Cada um tem um problema diferente. A falta de foco se agravou muito com as aulas à distância”, reclamou
Ele chega a questionar a eficácia do ensino remoto e se o método continuará sendo usado após a pandemia. “Vejo que muitos alunos não estão presentes nas aulas e, sem assistirem às explicações, depois se perdem tanto, que nem sabem o que perguntar”, contou.
A desigualdade social é outro problema que agrava a eficácia do ensino remoto. Além de muitos alunos terem dificuldade de acesso à internet, além de enfrentarem eventuais problemas com computador e notebook, muitos acabam tendo que cuidar dos irmãos menores, ajudar nas atividades domésticas e não estão tendo tempo para se dedicar às aulas ou aos estudos. “Essa forma de ensino poderia ser viável se não ajudasse a ampliar o abismo social”, disse.