Quarta, 18 de dezembro de 2024

ENSINO REMOTO ESTIMULOU ALUNOS A ESTUDAREM MAIS PARA ENEM

Em um ano extremamente atípico, prova foi marcada pelos desafios impostos pela Covid-19

Falta foto do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas brasileiras. Anualmente, milhões de candidatos fazem a prova em busca do acesso ao ensino superior. Em meio à concorrência, os estudantes barreirenses, constantemente, alcançam bons resultados e se destacam.

 Em um ano extremamente atípico, o Enem 2020 ficou marcado pelos desafios impostos pela Covid-19. Sem aulas presenciais, os candidatos precisaram modificar os seus métodos de estudo para cumprir o distanciamento social. Pedro Costa, 19 anos, é um dos estudantes barreirenses que fez o Enem no ano passado. Formado no ensino médio em 2019, essa foi a segunda vez que se inscreveu. Pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), conseguiu uma vaga para cursar Engenharia Civil na PUC Minas.

Apesar da aprovação, mesmo tendo feito um curso preparatório, o estudante afirma que teve muitas dificuldades para estudar em casa, pois, em comparação ao ensino presencial, o método exige muito mais “esforço” e “disciplina”.  “O professor dá sugestões e tira dúvidas. Sozinho, se não entender, a gente tem de pesquisar, buscar material, assistir à videoaulas”, observa.

Costa conta que precisou criar padrões de estudo ao se preparar para o Enem. “Comecei a prestar mais atenção. Depois das aulas, revisava o conteúdo por mais uma hora, com tudo desligado (celular, computador e televisão)”, afirma.

Ele lembra ainda que chegou a redigir duas redações por semana. “Na primeira vez que fiz o Enem, foi minha menor nota. Aí pratiquei muito. Fazia duas por semana e anotava todas as dicas do professor. Também lia muitas redações nota 1000 para entender o padrão da escrita e usar como referência”, relata.

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