Quarta, 18 de dezembro de 2024

No mundo da literatura com a Colunista: Ana Clara Parreiras do @cacaleitura

Classificação

⭐ – Ruim!

⭐⭐ – Razoável!

⭐⭐⭐ – Bom!

⭐⭐⭐⭐ – Muito bom!

⭐⭐⭐⭐⭐- Excelente!

Autor: Harper Lee

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐, 5

“O Sol é para todos” deveria ser reconhecido como manual para vida!

Reprodução do livro ” O Sol é para todos”

Resenha do livro "O Sol é para todos"
A obra, que trata de assuntos como racismo e intolerância, provoca reflexões importantes para a contemporaneidade

Primeiramente, obrigada Harper Lee por esse livro!  Dizem que a vida vem sem manual, mas eu discordo. “O Sol é para todos” é uma leitura necessária à formação de qualquer pessoa. Se tem um livro que deveria ser considerado um manual para a vida é “O sol é para todos!”

 Defendo essa tese, porque ”O sol é para todos” é um livro extremamente atemporal. A leitura provoca reflexões muito atuais sobre a necessidade de se combater o racismo e a intolerância, sobre a importância de se identificar a inocência, lutar pelos sonhos e por justiça, demonstrando sempre sensibilidade e empatia pelo próximo.

Narrado pela curiosa, sensível e audaciosa Scout, filha de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos Anos 30, aborda temas cada vez mais contemporâneos.  Ao longo da narrativa, o pai de  Scout, Atticus, ensina o que ninguém tinha coragem de dizer em voz alta – racismo é errado e ninguém merece ser preso ou morto apenas por ser negro, discurso destoante do senso comum da época. 

Outra forte razão para se ler o livro, é que Harper Lee faz com que a trama, perpassada por conflitos reais e pesados, seja analisada e contada de forma leve, ao ser narrada pela visão inocente de Scout, uma menininha, o que torna inevitável não se simpatizar, não se emocionar e não torcer por certos personagens.

É um livro recheado de reflexões e ensinamentos que ultrapassam as páginas, transbordando sentimentos de tristeza causados pelos conflitos étnicos que, até hoje, envolvem milhares de pessoas no mundo. É uma obra que vale a pena ler até o fim. E um bom presente para o Dia das Mães, mas que também encanta os pais, os irmãos, os filhos e avós, enfim: a família inteira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *