Quarta, 18 de dezembro de 2024

Outros tipos de coronavírus contaminam cães e gatos

Mas não contaminam seres humanos, embora, alguns possam matar os PETS

Crédito foto/Arquivo pessoal
Cães e gatos são contaminados por outras espécies de coronavírus não transmissíveis aos humanos
O veterinário Tiago Prado Borges alerta que as espécies de Coronavírus que adoecem os animais não são transmissíveis aos seres humanos.

O SARS-Cov-2 é causador do Covid-19 e pertence a uma grande família de vírus denominada “Coronaviridae”.  Os cães e gatos podem contrair vírus dessa família, característicos de suas espécies. Tais agentes infecciosos nada tem a ver com a Covid-19 e não são transmitidos para seres humanos.

O coronavírus canino (CCoV), por exemplo, provoca diarreias e vômitos, com baixos índices de mortalidade. O médico veterinário Thiago Prado Borges tranquiliza os tutores em relação à doença canina. “As vacinas múltiplas conhecidas como “V8” e “V10” apresentam substâncias que previnem esse tipo de patologia e devem ser aplicadas por um médico veterinário em 3 doses”.

Já, o coronavírus felino (FCoV) é um dos agentes causadores de uma doença rara, a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), que pode ser fatal em alguns casos. Outra má notícia é que ainda não há vacina para prevenir a PIF. Thiago recomenda que em caso de alguma dúvida sobre  a saúde de seu animal, a recomendação é consultar um atendimento médico veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *