No mundo da literatura com Ana Clara Parreiras do @cacaleitura
Classificação das estrelas: (saiu quadrado, mas são estrelas)
⭐️ – Ruim!
⭐️⭐️ – Razoável!
⭐️⭐️⭐️ – Bom!
⭐️⭐️⭐️⭐️ – Muito bom!
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️- Excelente!
Flores para Algernon
Autor: Daniel Keyes
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐, 5
“Flores para Algernon” estimula os leitores a se questionarem: o que é ou não inteligência?
Crédito foto/Reprodução capa do livro “Flores para Algernon”
Aos 32 anos, Charlie trabalha na padaria Donners, ganha 11 dólares por semana e tem 68 de QI. Porém, uma cirurgia revolucionária promete aumentar a sua inteligência, considerada muito baixa. O problema? Enxergar o mundo com outros olhos e outra mente pode fazer do seu cotidiano um palco de muitos sacrifícios. E o grande questionamento do livro é este: vale a pena Charlie Gordon enfrentar tantos suplícios?
“Flores para Algernon” é um choque de realidade. Melancólico, intenso e real, o livro nos faz pensar sobre a importância de se passar por todos os processos de amadurecimento, sem tentar burlar o tempo necessário para o desenvolvimento. Também convida a refletir sobre a coragem fundamental para lidar com os preconceitos impostos pela sociedade, como conceitos de inteligência, burrice, fraqueza e fortaleza, decidindo, em certa medida, quem merece “vencer”, ou “perder”.
Todos esses questionamentos são abordados em um cenário muito interessante com personagens intensos, acompanhando o protagonista Charlie em uma jornada cheia de complexidades.. Apesar das discussões profundas, “Flores para Algernon” não é NEM UM POUCO maçante. Por ser um clássico mundial, muitos ficam com um pé atrás ao achar que será uma leitura muito densa. Mas, o que acontece é o contrário. Acabam se deparando com uma narrativa extremamente fluída e de fácil leitura.
Um aviso: leia em um dia que tenha tempo livre. Você não vai parar, antes de chegar ao fim da jornada de Charlie, um protagonista que, certamente, ficará por muito tempo na mente e no coração dos leitores desse clássico.. Então, se você quer ter questionamentos relevantes e vivenciar um enredo incrível, esse livro é o certo. Da primeira até a última página, “Flores para Algernon” é simplesmente extraordinário.
A obra nos permite uma realidade em que não temos acesso para entender um pouco sobre a visão de um deficiente mental a gênio mundial. Impossível terminar esse livro com o mesmo nível de empatia.. Você não será o mesmo depois dessa leitura! Se você ainda não conhece o Charlie, precisa dar uma chance a essa história emocionante, real e atemporal.