Aprenda português com a professora e jornalista Magali Simone
Crédito: Magali Simone
Há 7 erros no texto abaixo. Você é capaz de reconhecê-los?
A beata Maria do Rosário, estava mais anciosa do que nunca. Andava sem parar, segurando o terço, enquanto reclamava das percas acumuladas ao longo da pandemia. Tinha ido na casa de sua tia Maria Helena que sempre a socorria. Ela sempre tinha um pacote de macarrão ou um pouco de feijão para dar. Mas também estava sem nada no armário da cosinha. A geladeira estava fora da tomada. O que restou? A fome e a raiva por não estar sendo ouvida por seus santos de devoção. A beata então decidiu ascender uma vela para São Jerônimo. O velho amigo, São Judas, não a atendia mais. E ela ficava ajoelhada sob o milho, sem conseguir uma resposta sequer. Mas agora, tudo seria diferente. O novo amigo, São Jerônimo, com certeza, iria salvá-la.
Confira as respostas aqui:
- 1- A vírgula separando o sujeito beata Maria do Rosário do verbo estava.
- 2- O adjetivo ansiosa é escrito com s.
- 3-O substantivo perda é sempre escrito com a letra d. Não existe perca.
- 4- O verbo ir é transitivo indireto e exige a preposição a. Como Maria do Rosário foi à casa de sua tia Maria Helena e não para uma casa qualquer, a frase só ficará correta com o uso do acento grave sobre a preposição, ou seja, neste caso há a exigência da crase: Tinha ido à casa de sua tia Maria Helena.
- .5- O substantivo cosinha é escrito com a letra z, pois o substantivo cozinha está associado ao verbo cozinhar que significa preparar alimentos. Já o verbo coser tem o sentido de costurar. Ela cosia os vestidos com esmero.
- 6- Muitos confundem o verbo acender (atear fogo) ao verbo ascender (elevar, subir).
- 7- Algumas pessoas confundem as preposições sob (significa embaixo de) e sobre (acima de).