Quarta, 18 de dezembro de 2024

Do pequeno produtor direto para sua casa

Cancelamento de pedidos feitos pelas escolas, fez cooperativa vender diretamente para a população de BH, Contagem e Betim

Crédito foto: Comale

O presidente da Comale,

Em meio à pandemia, muitos negócios tiveram que se adaptar à nova realidade. Com o isolamento social e as demais medidas protetivas contra a Covid-19, os pequenos agricultores que participam da Cooperativa Metropolitana de Agricultores Familiares (Comale) decidiram improvisar. Com o fechamento das escolas, que eram seus clientes prioritários,, segundo o presidente da Comale, José Ferreira da Silva, a entidade passou a vender seus produtos diretamente aos moradores de todos os bairros de Belo Horizonte, Contagem e Betim.

A gerente da Comale, Luciane Pereira, afirma que a parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) determinava que as escolas municipais e estaduais deveriam ter prioridade na compra dos legumes, das frutas e verduras produzidas pelos pequenos produtores rurais filiados à cooperativa. Com a pandemia, no entanto, boa parte das escolas consideradas clientes preferenciais, cancelaram os pedidos.

 “Então nos reinventamos”. Conforme Luciane, o sucesso da cooperativa se deveu à iniciativa de diversificar o público consumidor, atendendo diretamente a moradores e mercadinhos de todos os bairros de Belo Horizonte, Contagem e Betim. “Atendemos a todas as classes sociais, estabelecimentos comerciais e escolas. Nossos preços são acessíveis e entregamos em domicílio”, informou.

Embora os lucros tenham caído, a cooperativa conseguiu garantir que os pequenos produtores associados conseguissem sobreviver comercializando as mercadorias por eles cultivadas. “Graças a Deus, conseguimos criar novas alternativas para impedir que os cooperados ficassem sem renda”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *